terça-feira, 24 de junho de 2014

[RESENHA] A Última Música

  Título: A Última Música
  Autor: Nicholas Sparks
  Editora: Novo Conceito
  Páginas: 400
  Sinopse: Aos 17 anos, Verônica Miller, ou simplesmente Roonie, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando seus pais se divorciam e seu pai decide morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Roonie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Roonie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes de o verão acabar. É quando Roonie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e, conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma Nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade - e dor - jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão - o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão -, A ÚLTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras pelas quais o amor é capaz de partir e curar seu coração.
  O que eu achei: Lindo. Lindo mesmo. Meu histórico com Nicholas Sparks não começou muito bem e isso porque eu não senti a magia que quase todo mundo sentiu ao ler Diário de Uma Paixão. Foi quase uma decepção. Então eu resolvi dar outra chance para o nosso Nick com Querido John e as coisas melhoraram. E para me fazer cair de amores por ele veio A Última Música. Esse romance me tocou de uma forma tão profunda, que meus olhos marejam só de olhar para a capa (que embora não tenha nada a ver com o motivo da emoção me choca mesmo assim) ou ver que o filme vai passar na Sky.
  Acho que a sinopse revela tanto que é mais para um resumo do livro que uma sinopse, mas ainda assim eu vou contar na minha versão: Roonie é uma adolescente totalmente revoltada e vive em um mundo à parte de sua família. Desde que seus pais se divorciaram ela não só largou o piano e passou a odiar tudo e todos relacionados a ele como também se tornou rebelde e uma dor de cabeça para sua mãe. Seu pai, Steve, tinha decidido voltar para a cidade onde crescera, o que só aumentou a raiva de Roonie. E sua mãe, como se já não soubesse do ódio da filha, resolve mandá-la junto com o caçula de 10 anos, Jonah (viciado na palavra maneiro) para passar o verão com Steve. 
  Tendo um coração machucado, Roonie não esperava que seu pai a trataria tão bem e ignoraria suas provocações. Ela acaba conhecendo Will, um riquinho e gato e uma galera da pesada, que só quer pô-la em confusão. À medida que relaxa e se apaixona por Will, vai vendo que sua relação com o pai ainda pode ser salva. Ela só não esperava que aquele seria o verão mais feliz de sua vida... e também o mais doloroso.
  Vou admitir que sou meia suspeita pra falar desse livro porque eu o amei, mesmo. O Tio Nick não teve medo de brincar com o coração do leitor - ele nunca tem - mas dessa vez foi cruel. Embora a primeira parte do livro tenha sido um pouco arrastada, principalmente por causa do Jonah e seus maneiros, eu simplesmente me prendi à segunda parte e de repente eu nem estava mais nesse mundo e sim no meu próprio. E no final, bem, tive que fechar o livro de cinco em cinco minutos pra não molhar as folhas com meu choro compulsivo porque olha... é para judiar mesmo. A relação Roonie x Will convence facilmente e Roonie x Steve é de cortar o coração. Acho que porque sou bem próxima ao meu pai, sofri junto com a Roonie e entrei numa ressaca literária que durou dois meses. 
  Pelo meu comentário no início da resenha é notável que eu já assisti ao filme. Achei bem fiel ao livro, coisa e tal, mas tem algumas cenas que não haviam no livro e isso me deixou um pouco desconfortável. A atuação da Miley também não foi lá essas coisas mas eu perdoei porque a música tema (When I Look At You) é muito linda e a essência da história original está lá. Vale a pena, mas leia o livro primeiro. Leia, leia, leia porque é simplesmente mais íntimo. Uma relação mais pessoal que Nicholas Sparks cria com tanta perfeição entre escritor e leitor.
  Quer saber? Mergulhe nesse livro de cabeça e abra seu coração para uma das histórias mais lindas que você lerá na vida! Sparks mistura os gêneros para agradar qualquer leitor. Eu garanto: quer ler um livro bom? Leia A Última Música!



Avaliação: 
5 estrelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário