terça-feira, 24 de junho de 2014

[RESENHA] Diário de Uma Paixão

  Título:
  Autor: Nicholas Sparks
  Editora: Novo Conceito
  Páginas: 256
  Sinopse: "Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun. Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, Diário de Uma Paixão, de Nicholas Sparks, o consagra como uum contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém.
  O que eu achei: É fato que quando se ouve o nome Nicholas Sparks as primeiras coisas que nos vêm à cabeça são romance, reviravoltas e finais emocionantes. Foi por isso que, ano passado, quando eu ainda era uma inocente leitora iniciante, ouvi pela primeira vez o nome desse aclamado escritor. O primeiro livro que vi dele foi, justamente, Diário de Uma Paixão. Na livraria do shopping aquela capa ficava me encarando e aquele nome cravado nela também. Então, num lance de sorte, resolvi comprá-lo em uma promoção fantástica que a querida Fnac fez. Tendo-o em mãos e com as expectativas lá no topo, eu não imaginava que ficaria tão decepcionada com o Tio Nick. O livro não é ruim. É uma história bonita e tal, mas tenho alguns motivos para não tê-lo curtido.

Vamos à história:
  Noah Calhoun é um homem simples, com vida humilde e que ganha cerca de noventa centavos ao dia (isso de acordo com o próprio Noah). No pico de sua adolescência ele conhece a jovem Allison, dois anos mais jovem e com uma condição de vida totalmente contrária a dele. A partir daí já viu: os dois se apaixonam e vivem um romance que os pais de Allie não aprovam. Os dois vivem um romance lindo, mágico, mas acabam tendo que romper por conta da saída de Allie da cidade. Embora ela não tenha respondido nenhuma das cartas de Noah, ele continua pensando nela com um amor muito grande. Quatorze anos depois, Allie vê um anúncio no jornal, de que Noah havia comprado a casa sede de tantas lembranças. Noiva do advogado Lon, ela decide visitar seu primeiro amor. Só não esperava as surpresas que essa viagem traria.
  Vou deixar uma coisa bem clara: eu não detestei o livro, não o odiei. O livro tem uma história bacana, uma narrativa tranquila e relaxada, que guia o leitor sem problemas até a última página, natural e facilmente. O que pega é que tamanha a fama de Sparks e desse romance, é normal que o leitor crie expectativas generosas, ainda mais quando o livro é tão bem comentado pela crítica. Mas não me convenci. Para mim, foi uma leitura completamente comum: comprei, li, terminei e acabou. Foi bonito, mágico e momentos de sorrisos a toa até que finalizou. Sinto muito. Amo, amo, amoooo o Nick de paixão, mas acho que enrolou muito e o final, tão lindo, nem foi explorado!
  Felizmente, estou de bem com o autor por causa dos outros livros que li dele (Querido John e A Última Música) que são bem mais profundos. É isso. Foi bom enquanto durou mas não senti a conexão. Foi mal.



Avaliação:
3 estrelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário