terça-feira, 24 de junho de 2014

[RESENHA] Garotas de Vidro

  Título: Garotas de Vidro
  Autora: Laurie Halse Anderson
  Páginas: 272
  Editora: Novo Conceito
  Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. Trinta e três vezes. O que começou com uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laurie Halse Anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.
  O que eu achei: Sabe, às vezes aparecem livros capazes de mudar completamente nosso ponto de vista sobre determinado assunto. A história te rapta de um modo tão inesperado que o ar falta por alguns instantes. Essa, foi exatamente a sensação que eu senti enquanto lia Garotas de Vidro.
  Lia é uma garota nada normal. Enquanto suas colegas estão por aí, paquerando e se divertindo, Lia está sobre uma balança, conferindo quantas gramas perdeu em relação ao dia anterior. Enquanto seus colegas estão se encontrando em bares e lanchonetes, Lia está se esforçando para ficar o máximo de tempo possível sem comer absolutamente nada. A única pessoa em que Lia confiaria para tudo seria Cassie, mas as duas não se falam há algum tempo. E agora, é impossível se criar uma comunicação, pois Cassie aparece morta em um quarto de motel. Sozinha.
  "Eu não posso me permitir ouvir isso, mas é tarde demais. Os fatos chegam de mansinho para me apunhalar. Quando ela chega à pior parte ...corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho..." (p. 05)
    A morte da melhor amiga afeta Lia mais do que ela imaginava e logo as coisas ficam piores: no celular de Lia, aquele que a pertubou desde a noite de sábado até a madrugada do domingo, há exatamente trinta e três ligações perdidas de Cassie. E Lia, ainda revoltada, não havia atendido nenhuma delas. Vendo o fantasma de Cassie onde quer que vá, Lia começa a mergulhar em uma loucura angustiante. Uma dieta brutal, um sofrimento infernal e uma vida de tirar qualquer um do sério assombram a já perdida Lia. Agora, ela precisa de todas as suas forças para não parar na mesma forca de Cassie.
  Tenho que admitir que esse foi um dos livros mais terríveis de se ler para mim. E não porque é ruim, muito pelo contrário. Laurie Halse Anderson teve a audácia de pôr sua protagonista em situações que deixam o leitor com o coração na mão. Na verdade, a narração feita pelo ponto de vista de Lia é tão honesta, tão verdadeira que eu não recomendaria esse livro para quem está meio abalado emocionalmente no momento. Eu fiquei super angustiada com o sofrimento da Lia. A Editora Novo Conceito fez um trabalho totalmente incrível com esse acabamento. Algumas frases de Lia aparecem riscadas, como se fossem para mostrar o grau de sua confusão e desespero. Eu enxerguei a vontade dela de se libertar daquilo e sua falta de força para fazê-lo. Vi a angústia de sua família na tentativa de salvá-la e como ela ignorava isso de um jeito tão simples.
  Garotas de Vidro é um livro que me fez abrir os olhos. Foi o livro mais desesperador que eu já li, com um clímax tão intenso e um final tão emocionante que eu precisei de alguns minutos sozinha, depois do término da leitura, para me recompôr. A escrita de Anderson está entre as mais incríveis que eu conheci. O leitor sente de verdade todas as emoções que ela quer passar.
  Amei de todo o meu coração; e se você estiver emocional e psicologicamente firme, vai se surpreender com esse livro tanto quanto eu. Super, super, super recomendado!



                                                                                                                        Avaliação:
                                                                                                                        5 estrelas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário