sábado, 31 de maio de 2014

[RESENHA] O Sonho de Eva

     Título: O Sonho de Eva
     Autor: Chico Anes
     Editora: Novo Conceito Selo: Novo Conceito Jovem
     Páginas: 304
    Sinopse: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a verdade por trás da morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares; e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio. O Sonho de Eva é um livro para você que não dispensa a aventura ligada às questões psicológicas e filosóficas inerentes à vida moderna. Tal como despertar no meio de um sonho, Chico Anes escreve uma história que torna impossível acordar no meio das páginas sem um sobressalto. E mostra que dormir pode ser um jogo bem perigoso.


     O que eu achei: Para a segunda resenha do blog, um dos livros mais incríveis, chocantes, inacreditáveis, imprevisíveis e fantásticos já escritos. O Sonho de Eva, desde a primeira cena, cativa o leitor de uma forma sombria e surpreendente.
     O Sonho de Eva narra a história de Eva Abelar, uma mulher com tristes cenas da vida. A história tem início, quando Eva descobre, longe do Brasil, que sua irmã Anna saltou do prédio em que morava, em São Paulo. Se não bastasse isso, seu filho Joachim, que estava com Anna, desaparece e ninguém tem notícias dele.
     “Temos o pesar em lhe informar que sua irmã, senhorita Anna Abelar, lamentavelmente, faleceu na noite passada. (...) Não encontraram nenhuma evidência, tampouco encontraram alguém. Não falaram nada sobre seu filho.” (p. 15 e 16)
     Revoltada com a brutalidade do crime, Eva vai atrás da Yume, a empresa que tinha o projeto do Dream Game. Anna trabalhava nisso até morrer. Desconfiada da empresa, Eva entra nela no lugar da irmã, na tentativa de descobrir tudo e encontrar Joachim. Em meio a personagens secundários imprevisíveis e acontecimentos de tirar o fôlego, Anes constrói uma narrativa inesquecível.
     O suspense já começa no Capítulo 1. Chico cria uma situação que faz o leitor roer as unhas por explicações, porém a ansiedade existe da primeira página à última. A escrita do autor é interessante porque é (assim como tudo na obra) imprevisível. O leitor está sempre no escuro, sem saber o que esperar de cada ação, cada personagem. Na verdade, estar sempre tateando é o que torna tudo ainda mais empolgante.
     Os personagens são perfeitos. Cada um tem sua personalidade própria, sua linha de pensamento, tornando a história adequada e agradável para qualquer leitor. Me surpreendi com os limites que Eva estava disposta a cruzar para chegar até seu filho. Na verdade, o amor materno é um ponto que deixa o livro um pouco mais leve, em meio à tensão da trama. Nada melhor que um livro que equilibre as duas coisas, não é? Até mesmo os personagens secundários, nem tão presentes no decorrer do livro, possuem uma importância enorme no desenrolar, mesmo que não tenham tido um final lá muito feliz.
     A narrativa é combinada em primeira e em terceira pessoa, permitindo que até mesmo no segundo caso, o leitor se familiarize com as opiniões e linhas de pensamento de cada personagem, outro motivo para não se saber o que realmente está acontecendo e por vir.
     O Sonho de Eva é um livro perfeito. No meu ponto de vista, é claro, mas ele é. Chico Anes foi o primeiro autor com quem eu realmente tive contato e seus dois livros são muito importantes para mim. Embora eu não seja imparcial, sei que Chico é um grande escritor, e mais que isso: um grande homem.







Classificação: 
5 estrelas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário