sexta-feira, 30 de maio de 2014

[RESENHA] Simplesmente Ana


     Como prometido, (ou nem tanto) aqui está a primeira resenha do blog, Simplesmente Ana, de Marina Carvalho! Não poderia ter livro melhor para se começar com o pé direito!
    
     Título: Simplesmente Ana
     Autor: Marina Carvalho
     Editora: Novo Conceito Selo: Novas Páginas
     Páginas: 304
    Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha... Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para a Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para a Krósvia pode ser tentador – deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha –, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser... A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que – ao mesmo tempo – nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.
     O que eu achei: Encantador. É a única palavra que consegue definir adequadamente – ou ao menos tentar definir – esse romance arrebatador. Esse foi o primeiro livro que li publicado através do selo Novas Páginas, proveniente da Editora Novo Conceito. Marina Carvalho estreia com esse livro e preciso dizer que começou muito bem. Mas também já era de se esperar um bom trabalho de uma professora de Língua Portuguesa; mas vamos à história.
     Simplesmente Ana narra à história de Ana Carina, uma mineira de Belo Horizonte, que faz faculdade de Direito e é apaixonada por literatura. Até aí, é uma história completamente comum, certo? O fato, é que na Certidão de Nascimento de Ana, falta o nome do pai, que segundo a história que a mãe conta, deu no pé assim que soube que ela estava grávida. No entanto, tudo muda quando Ana recebe uma mensagem no Facebook, de um sujeito que acredita ser seu pai. Esse cara, não é ninguém mais, ninguém menos que Andrej Markov, soberano de Krósvia! Ainda chocada com a notícia inesperada, Ana decide passar seis meses  em Krósvia. É aí que se tem início uma das histórias mais lindas que eu já li.
     O livro possui um enredo incrível, conseguindo nos envolver de uma forma gostosa e natural desde o prólogo. O que me chamou a atenção foi o fato de que embora a introdução da estória ser parecida com a do Diário da Princesa, o desenvolvimento e desfecho são muito diferentes entre as duas obras. Tenho que admitir que o romance conseguiu superar minhas expectativas de uma forma surpreendente. Depois de tantas resenhas positivas dele, tomei coragem para comprá-lo na livraria, que dessa vez tinha o exemplar que eu queria – salva de palmas para o Fim do Mundo! – e não me arrependi depois de lê-lo em dois dias e meio. A leitura prende a atenção de quem a pega e não solta até que se feche o livro. Cara, esse romance quebrou o tabu de o Brasil não é mesmo um país sem talento.
     Os personagens são maravilhosos, bem construídos, que nem parecem fruto da imaginação de uma pessoa e sim, pessoas vivas, contando sua própria história nas páginas. Ana é uma mulher determinada, que respeita valores e se mostrou muito corajosa na trama. Eu se estivesse na mesma situação que ela, com certeza teria me apavorado, mas a coragem que Ana refletiu tornou-a sábia na hora de tomar decisões. Alex então! Ufa, ta calor né? Pensem em um homem lindo, gato, de derreter corações... Esse cara é Alexander! Na moral, no início tive vontade de me enfiar nas páginas e arregaçar com ele, porque era de tirar do sério! Muito imaturo e chato! Mas depois... Bem, acho que me apaixonei por ele antes que... Bem, sem spoiler. No fundo, ele é um homem muito bom, e de coração aberto para uma vida amorosa.
     Logo, logo, estarei devorando Azul da Cor do Mar e De Repente Ana, e minhas expectativas estão no espaço. Agora eu sei, que da Marina, só vem futuros sucessos e (por que não?) futuros best-sellers. É claro que eu não perder a chance de deliciar-me com a mais nova diva do pedaço!
     Simplesmente Ana, receio dizer, não é um livro para qualquer um. Um livro só é realmente bom, quando ele cobra do leitor e não o contrário. Para rir, chorar e roer as unhas com esse tesouro é necessário ter a imaginação (e o coração) aberto, pois sem essas duas coisas, os leitores mergulham em uma ressaca literária brava.
     Marina, parabéns amiga! Você me surpreendeu – embora esteja cansada de ouvir isso de mim rsrsrs. Que a Terra saiba, que aqui, nesse pais sem rumo, existe um talento incalculável, que se chama Marina Carvalho. Bem aqui, no Fim de Mundo; e bem aqui, no meu coração.
     Até à próxima!

     Classificação:   
       5 estrelas!







       


Nenhum comentário:

Postar um comentário