domingo, 26 de julho de 2015

[COLUNA] Dia Nacional do Escritor

  Fala galerinha! Como vocês estão? Caso vocês não tenham percebido (acho meio difícil), fiquei sem postar desde fevereiro. Acontece que minha vida anda dando umas reviravoltas muito loucas que me tiraram a concentração e tempo. Mas estou de volta, ampliando meus horizontes e cheia de novidades pra mostrar (mais tarde). O que me traz aqui hoje, no renascimento d'O Mundo Secreto da Vick é outra coisa. Ontem, como vocês bem sabem, foi o dia nacional do escritor. E eu, como leitora fanática e viciada em livros, não poderia deixar essa data passar em branco.

Escritores Nacionais:
Uma geração que surpreende a cada lançamento.

  Caso você tenha alguma conta em rede social (te aconselho a vir pro futuro se não tiver), deve ter percebido que uma legião de autores iniciantes está surgindo. Alguns independentes, outros já possuem uma casa, mas o ponto é que a literatura está ganhando um perfil mais nítido no cenário brasileiro. Portanto, datas como essa, do escritor nacional, são de cada vez mais importância e a lista de escritores modernos a serem homenageados só tende a crescer. Isso mostra um amadurecimento dessa área cada vez mais notável no nosso país, que exige e merece investimentos.


  Eu, particularmente, sempre que ouço falar de algum autor novo, logo o procuro nas redes sociais e no Skoob, Procuro saber mais sobre sua obra e sobre o que ele tem a oferecer. Hoje posso dizer que quase 70%  da minha lista de amigos do Facebook são compostos de escritores/leitores ativos. Alguns autores como Tammy Luciano, Lu Piras, Maurício Gomyde e André Tressoldi (resenha de seu livro, Lua, Lobos e Cerrado amanhã!) sabem que, mesmo que nesses primeiros meses eu esteja um pouco desorganizada, tenho prazer em divulgar suas obras e suas novidades. Honestamente, nossos escritores precisam ser cada vez mais estimados pela galera literária e também por aqueles que não curtem nossa praia tanto assim.

  A verdade, como eu bem apontei na primeira coluna do blog (leia aqui), é que ainda estamos naquela fase de menosprezar um pouco a literatura brasileira, achando que os estrangeiros sejam, quem sabe, mais "abençoados" que os nossos. É tudo um tabu ridículo que precisa ser quebrado. Digo isso porque conheço o trabalho de muitos carinhas novos (e, caso eu não tenho lido seu livro, pode me chamar no Face que a gente resolve isso rapidinho ;) ), e sei do potencial deles. Arrisco dizer, ainda, que há muitos brasileiros por aí escrevendo mais que gringo. 

  Ontem fiz uma postagem bem bacana no face, homenageando os escritores nacionais com quem tenho mais contato. Acho que fiz certo. Pelo que eu já ouvi muitos deles dizendo, não há nada mais gratificante que ter seu trabalho reconhecido e admirado. Galerinha, enquanto a Vick estiver viva, podem ter certeza da existência de uma defensora e tanto da literatura nacional.

  Bom, agora quero deixar aqui a lista de alguns escritores nacionais que admiro muito (sem seguir uma ordem específica). Caso estejam procurado alguma leitura de qualidade, deixo aqui as melhores sugestões que tenho na manga:

  1. Maurício Gomyde:
     
     Número de Livros Publicados: 5 (O Mundo de Vidro, Ainda Não te Disse Nada, O Rosto que Precede o Sonho, Dias Melhores Para Sempre e A Máquina de Contar Histórias)

    

  
  Esse cara é o cara. Não tem frase melhor pra descrever o autor de cinco livros de sucesso. O Maurício é um dos poucos escritores brasileiros de quem já li a obra inteira, por isso tenho uma opinião completa e complexa sobre seu trabalho. Possui uma escrita fluida, gostosa e atraente, com uma construção equilibrada e bem feita. Seus personagens parecem ter saído do mundo para as páginas, e o contrário também ocorre. Ele mesmo sabe que tenho grande admiração por seus livros e que, se eu pudesse, viajaria para o futuro na esperança de ler seus próximos livros primeiro que todo mundo!


  2. Marina Carvalho

     Número de Livros Publicados: 5 (Simplesmente Ana, Ela é uma Fera, Azul da Cor do Mar, De Repente Ana e Elena, a Filha da Princesa)

  


  Foi a primeira escritora nacional de quem li. Simplesmente Ana me cativou de uma forma tão grande que ler os outros livros da autora foi uma decisão imediata. A professora mineira tem uma facilidade invejável para conduzir suas histórias, usando uma linguagem divertida e envolvente. Vale lembrar que seu primeiro livro foi lançado por uma editora renomada, a Novo Conceito. Hoje, Marina publica seus livros pela Galera Record.

  Resenha: Simplesmente Ana

  3. Carolina Munhóz

   Número de Livros Publicados: 5 (A Fada, O Inverno das Fadas, Feérica, O Reino das Vozes que Não se Calam e Por um Toque de Ouro)


  
  Acho que é desnecessário apresentar a fadinha da literatura nacional moderna. A Carol conquista uma legião cada vez maior de fãs todo ano, com sua obra renomada, atraente e, é claro, mágica. Ela e o marido, Raphael Draccon, além de formarem o casal mais fofo do mundo literário, estão juntos no selo Fantástica da editora Rocco, onde Carol lançou O Reino das Vozes que Não se Calam (em parceria com Sophia Abrahão) e o primeiro livro da trilogia Trindade Leprechaun, Por Um Toque de Ouro. 


  4. Tammy Luciano

     Número de Livros Publicados: 6 (Fernanda Vogel, Novela de Poemas, Garota Replay, Claro que te Amo e Sonhei que Amava Você)



  Hora de falar de uma das escritores mais felizes do mundo literário! Não é novidade pra ninguém que a Tammy, além de arrasar nas páginas, é uma estrela nos palcos também. A carioca é conhecida por sua simpatia, empolgação e otimismo. Seus livros são lidos por leitores de todo o Brasil, e amados na mesma proporção. Eu, particularmente, amo a escrita doce e leve da Tammy, capaz de conquistar até mesmo o leitor mais duro. E, como ela mesma diria, sejam felizes!


  5. Lu Piras

    Número de Livros Publicados: 4 (Equinócio, Polaris - O Norte, A Última Nota e Um Herói Para Ela)

    Observação: Seu quinto livro, Além do Tempo e Mais Um Dia, está prestes a ser lançado pela LP&M editores.



  Quem já conheceu pessoalmente essa moça, com certeza só tem elogios a fazer. Talvez não seja nem preciso um contato tão próximo; mesmo através das telinhas do computador ou do celular a doçura já virou marca notável da carioca. Infelizmente, não conheço a obra completa da Lu, mas só pelo o que li em Um Herói Para ela... Uau. Recomendo seus livros para qualquer tipo de leitor, sério.

  Resenha: Um Herói Para Ela

  Bem, galera, é isso. Espero que tenham gostado do post. Deixem seu comentário aqui em baixo, siga o blog e dê olhada nas nossas redes sociais. Até amanhã!



Nenhum comentário:

Postar um comentário