sábado, 15 de novembro de 2014

[COLUNA] Releituras de Contos de Fadas

  Voltei! Depois de um bom tempo sem postar colunas, aqui estou eu! Bem, eu andei pensando muito em temas para as colunas dos sábados. Vários temas bacanas surgiram, mas um, em especial, chamou minha atenção: as releituras. Já publiquei aqui resenhas de alguns livros que foram baseados em histórias que já ouvimos quando crianças. No entanto, se você tirar uns dez minutinhos para pesquisar sobre o assunto, verá que o mercado literário e cinematográfico está comprando cada vez mais essa ideia. Eu, por exemplo, amo ler releituras.

Releituras de Clássicos:
Viajando no Tempo


  Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida, João e Maria, Alice no País das Maravilhas e tantos outros... Esses personagens que marcaram a infância de gerações ganham seu espaço em releituras, ou seja, a história contada é baseada no clássico. A melhor parte, é que bookaholics e movieaholics super aprovam essa novidade. O cinema e as editoras apostam cada vez mais em viajar para o tempo dos clássicos.

  Nas minhas prateleiras, vou admitir que não há tantas releituras, mas a minha lista de desejados no Skoob é uma história completamente diferente. Acho que os leitores estão gostando disso porque os livros falam de histórias que aprendemos a amar. Quem, pelo amor de Deus, não sabe de cor a história da Cachinhos Dourados? Ou de João e o Pé de Feijão? Quando lemos um livro que tem como protagonistas os personagens que cresceram conosco, nos envolvemos muito e desejamos mais leituras assim.

  Eu, particularmente, sou apaixonada pelo gênero fantasia. Desperta em mim uma nostalgia deliciosa, além de eu amar ambientes como florestas mágicas e universos paralelos - sou super fã da Alice. É por isso que vou deixar aqui uma lista gigante de livros, filmes e séries baseados em clássicos infantis, mas que ganharam ou uma versão dark ou uma mais leve.

Livros: 

  Branca de Neve e o Caçador:

  Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu? 
  
  O livro é baseado no filme estrelado por Kristen Stewart (Branca de Neve), Charlize Theron (Ravenna) e Chris Hemsworth (Eric, o Caçador) e foi publicado pela Editora Novo Conceito em 2012.



  A Garota da Capa Vermelha:

  O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado. 

  O livro, publicado pela iD Editora, também é baseado no filme homônimo, estrelado por Amanda Seyfried (Valerie), Shiloh Fernandez (Peter) e Max Irons (Henry Lazar).


  Princesa Adormecida:

  Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim... 

  O livro, da mineira Paula Pimenta, foi publicado nesse ano pela editora Galera Record, e recebeu muita repercussão na blogosfera literária. Tem resenha dele aqui, caso queiram conferir.


  
  Trilogia O Lado Mais Sombrio:

  Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real o superprotetor Jeb , mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

  Até agora, a Editora Novo Conceito já lançou dois livros da trilogia (O Lado Mais Sombrio e Atrás do Espelho) que está fazendo o maior sucesso. Trata-se de uma versão dark da história de Alice, personagem de Lewis Carrol. Os dois primeiros livros já estão na minha lista, portanto aceito presentes... ;)



  Saga Encantadas:

    1. Veneno: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!

    2. Feitiço: Cuidado com o que você deseja! Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos! Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades. Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!

    3. Poder: Acordar uma princesa pode ser letal. Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos! Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder... Poder é o terceiro volume da trilogia Encantadas, e traz como história principal o conto da Bela Adormecida. Porém, esqueça os clichês tradicionais e se entregue a uma nova visão dos contos de fadas, em que heróis e anti-heróis precisam se unir para não perecerem à beleza superficial de princesas e rainhas egocêntricas e aos príncipes em busca de aventuras.



  Once Upon a Time:

  Emma Swan sabe muito bem como se virar sozinha. Ela foi abandonada quando ainda era um bebê e a vida não tem sido exatamente um conto de fadas para ela. Quando o filho que ela abandonou anos atrás a encontra tudo se tornará ainda mais complicado. Henry tem 10 anos agora e acredita que a mãe tenha nascido em um mundo alternativo mágico e que, seja a filha desaparecida da Branca de Neve com o Príncipe Encantado. Emma não acredita em uma palavra, mas de acordo com Henry, ela é a única que pode quebrar a maldição, jogada pela Rainha Má, e que afeta todos os personagens dos contos de fadas. Eles estariam presos na nossa realidade, na cidade de Storybrooke, sem seus poderes mágicos e sem qualquer lembrança de quem realmente são.

  Já li muitas resenhas negativas e positivas desse livro, mas quero tirar minha própria conclusão. O livro é um resumo da famosa série Once Upon a Time, transmitida no Brasil pelo Canal Sony. O livro recebeu muitas críticas, porém a série é muito prestigiada pelos telespectadores. 

Filmes: 

  Malévola: 

  Baseado no conto da Bela Adormecida, o filme conta a história de Malévola (Angelina Jolie), a protetora do reino dos Moors. Desde pequena, esta garota com chifres e asas mantém a paz entre dois reinos diferentes, até se apaixonar pelo garoto Stefan (Sharlto Copley). Os dois iniciam um romance, mas Stefan tem a ambição de se tornar líder do reino vizinho, e abandona Malévola para conquistar seus planos. A garota torna-se uma mulher vingativa e amarga, que decide amaldiçoar a filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning). Aos poucos, no entanto, Malévola começa a desenvolver sentimentos de amizade em relação à jovem e pura Aurora.

  Eu assisti o filme e classifico-o como regular. É mais engraçado do que bom, mas reflete bem a história da Bela Adormecida, com destaque para a personagem odiada por todos: a bruxa malévola. Só sei de uma coisa: o filme daria um livraço! 



  João e Maria - Caçadores de Bruxas:

  Os jovens João e Maria foram abandonados pelos pais na sombria floresta e acabam indo parar na casa de uma malvada bruxa. Mas o que parecia ser o fim acabou se tornando o começo de uma vida cheia de aventuras, uma vez que eles eliminaram a malvada e viraram verdadeiros exterminadores de criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças, os dois já adultos (Jeremy Renner e Gemma Arterton) são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério. Só que eles não imaginavam que essa nova missão iria colocá-los diante da terrível Bruxa Negra (Famke Janssen), pronta para destruir não só a reputação de excelentes caçadores de bruxas, mas também as suas vidas.

  Esse filme é baseado na história de João e Maria, mas, embora eu tenha achado o enredo do longa criativo, acho que não conseguiu recapturar a essência da história. É um bom filme para quem gosta de ação.



  Espelho, Espelho Meu:

  Após a morte do rei (Sean Bean), sua esposa (Julia Roberts) assume o comando do reino. Extremamente vaidosa, ela passa a cobrar cada vez mais impostos para sustentar uma vida de opulência. Ao mesmo tempo mantém presa em seu quarto a enteada, Branca de Neve (Lily Collins). Ao completar 18 anos, Branca de Neve resolve sair do castelo e conhecer a realidade do reino. Horrorizada com a situação de fome e miséria do povo, ela retorna decidida a derrubar a rainha.

  Gente, esse filme é uma graça! É super parecida com a história da Branca de Neve e é super leve e gostoso de assistir, além de engraçado. Também daria um livro legal.



  Oz, Mágico e Poderoso:

  Oscar Diggs (James Franco) trabalha como mágico em um circo itinerante, é bastante egoísta, mas é seu envolvimento com mulheres que o acaba levando para uma mágica aventura na Terra de Oz. Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis), que o apresenta para a irmã Evanora (Rachel Weisz). Acreditando que estaria fazendo um bem para a população local, ele decide enfrentar a bruxa Glinda (Michelle Williams), mas descobre que ela lembra um amor do passado e seu comportamento em nada se assemelha ao de alguém realmente malvado. Dividido entre saber quem é do bem e quem é do mau, Oscar se depara com um lugar rico em belezas, cheio de riquezas, estranhas criaturas e também mistérios. Vivendo este conflito, o ilusionista vai usar sua criatividade para salvar o tranquilo povo de Oz das garras de um poderoso inimigo. Para isso, contará com a inusitada ajuda de Finley, o macaco alado, e uma menina de porcelana.

  Assisti esse filme no meu aniversário do ano passado e posso afirmar que é bem legal. Lembra bastante a história original, O Mágico de Oz, e diverte pessoas de todas as idades. Recomendo para quem quiser umas horinhas divertidas e mágicas.

  




  Jack, o Caçador de Gigantes:

  Jack (Nicholas Hoult) é um fazendeiro que adquire grãos de feijão com a única recomendação de que não devem ser molhados. Obviamente, isto acaba ocorrendo e criando um enorme pé de feijão que vai dar em um mundo de gigantes. Em meio a tudo isso, a princesa Isabelle (Eleanor Tomlinson) é sequestrada pelos gigantes e Jack se unirá ao Rei (Ian McShane) numa cruzada para a salvar a jovem.

  Admito que nunca assisti esse filme, mas pretendo. É baseado na história do João e o Pé de Feijão. Ouvi bons comentários dele e prometo assistir para contar para vocês o que eu achei numa postagem especial.



  Bom, galera, é isso. Sei de mais um monte de filmes e livros baseados em contos de fadas e clássicos, mas a postagem ficaria gigaaaaaaante. Já leram ou assistiram algum desses? Conta pra mim! Para finalizar, vou deixar o trailer de um filme que a Disney vai lançar, que mistura várias histórias de contos de fadas. Já quero assistir!




  Até amanhã!






  












Um comentário: