sexta-feira, 7 de novembro de 2014

[RESENHA] Dias Melhores Pra Sempre

  Título: Dias Melhores Pra Sempre
  Autor: Maurício Gomyde
  Editora: Porto 71
  Páginas: 234
 Sinopse: Bruno dizia que um dos grandes desafios da vida é conseguir provar que as teorias estão erradas. Quando seu amor deixa de reconhecê-lo, ele precisa se transformar como nunca para tentar reconquistá-lo. Conseguirá ele contradizer o destino e provar que é possível colocar por terra tudo o que afirmavam? Superação e retribuição em mais este incrível romance de Maurício Gomyde, onde tudo o que já se imaginou sobre o amor será levado ao limite da mais doce loucura.

  O que eu achei: esse, na minha opinião, foi o livro mais diferente escrito por Maurício. Eu sei e ao mesmo tempo não sei por que, mas vou tentar explicar meu ponto de vista da forma mais compreensível possível. Dias Melhores Pra Sempre apresenta uma história tocante e de aquecer o coração, além de nos fazer refletir sobre quem realmente somos, sobre até onde conseguimos ir para ficar com quem a gente gosta. É um livro que alcança nosso coração, escrito por um Maurício diferente.


  Bruno tem uma vida e tanto pela frente. Faz faculdade de Medicina, é amante do surf  e é cercado por amigos honestos, onde se destacam Karina e Dante. Bruno é louco pela área de ortopedia e há uma razão sinistra para tal gosto. Não sei se é ou não spoiler dizer o que ocorreu com o pobre coitado do Bruno, mas por via das dúvidas, direi apenas que foi um acontecimento forte o bastante para mudar a vida do protagonista do avesso, ao mesmo tempo que é profundo na medida certa para mergulhá-lo no mar do amor...

  Tá, nem tanto. Não tem drama em exagero. É aí que eu quero chegar. Notei um comportamento diferente, se é que posso chamar assim, do Maurício nesse livro. E isso de jeito nenhum é negativo. Semelhantemente aos outros livros, o autor trabalhou bastante o amor de homem e mulher, mas focou, também, no tipo de amor mais singelo: o do amigo. A forma com que ele trabalhou o relacionamento da Famiglia na história deixou o ar um pouco mais leve em meio ao caos dos fatos que aconteciam e não paravam de acontecer; sempre ali, se revelando, e aparecendo, aparecendo, aparecendo... Eu consegui rir em meio as lágrimas porque Maurício fez meu coração se sentir dolorido e pesadinho, porque era sentimento demais se acumulando ali.

  Quem já leu o livro, percebeu que ele tem quatro partes e que a segunda vem antes que a primeira. O que o Maurício fez conosco por meio desse ato foi um dos crimes mais graves que ele já cometeu. Dar-nos um gostinho da vida feliz de Bruno seguido de muitas dúvidas e suspeitas para em seguida adentrar no mundo caótico que é a vida da gente simplesmente partiu meu coração. As coisas que acontecem com Bruno, poderiam acontecer com qualquer um; a vida que ele tem, é quase um reflexo da de muita gente. Essa divisão diferente das partes do livro também permitiu que o leitor conhecesse o relacionamento de Micaela e Bruno para depois saber como ele começou.

  Micaela é, antes de tudo, a colega de faculdade de Bruno. Eles se veem todo dia, mas ainda não há nada que faça deles bons amigos, apenas colegas. Isso muda quando Bruno volta da viagem (palco daquele acontecimento) e Micaela está ali, esperando por ele no aeroporto. A garota nerd, com cabelos negros, olhões azuis e beleza exótica desperta em Bruno uma admiração curiosa, que evoluí, evoluí e evoluí até se tornar em um amor delicado, sonhador e tão simples, que captura o leitor na primeira chance. Só que Micaela ainda é sensata demais para se jogar no amor assim. Cabe a ela decidir o futuro dos dois. A não ser que a Famiglia, tão bem integrada por Bruno, Micaela, Karina e Dante, fique por um fio quando de repente Maurício puxa nossos tapetes. E destrói as barreiras de nossos olhos e nos deixa a mercê do choro. Porque esse é o cara.

  Acho que a leitura desse livro foi gostosa porque não precisa-se esperar pelo final para viver a grande cena. A história inteira é recheada de grandes cenas, que mudam o rumo das coisas em um ritmo agradável e necessário. O leitor não se sente com sono, mesmo que deva sentir isso. As noites (ou a noite, no meu caso) passam em um piscar enquanto as páginas são viradas, capítulos devorados, sentimentos aflorados e acontecimentos encaixados na trama. Já disse e volto a dizer que cada livro do Maurício me dá uma nova razão para me atrair pelo próximo livro. Até porque, se a história já é composta de grandes cenas, está para nascer quem descreva o final desse livro. 

  Não sei mais o que dizer. Continuo com o pressentimento de que os livros futuros do Maurício ainda me farão ter um infarte, o que será um bom sinal de que suas histórias realmente empolgam até mesmo nosso coração, que, de forma ou outra, é quem mais sofre nesse ciclo louco que é ler os livros de Maurício Gomyde.

Avaliação:
5 estrelas!

2 comentários:

  1. HAHAHA. Infarte é bom!!!

    Li este livro tem tempo e também adorei!!!!

    Sua resenha está impecável e linda!! Adorei também!!

    Estou seguindo seu blog viu!!!

    Bjksssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, obrigada por visitar o blog! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Esse livro é bom mesmo. Maurício é um escritor incrível! Obrigada por seguir o blog - no começo é bem difícil conseguir seguidores kkk - e já vou retribuir o favor. Bjokas também e volte sempre, pois será sempre bem vinda! :)

      Vick

      Excluir