domingo, 30 de novembro de 2014

[RESENHA] A Queda dos Cinco

  Título: A Queda dos Cinco
  Autor: Pittacus Lore
  Editora: Intrínseca
  Páginas: 288
  Sinopse: John Smith, o Número Quatro, achou que tudo seria diferente quando os lorienos se juntassem. Eles parariam de fugir. Lutariam contra os mogadorianos. E venceriam. Mas Quatro estava errado. Depois de enfrentarem Setrákus Ra e quase serem dizimados, os membros da Garde reconhecem que estão despreparados e em minoria. Escondidos na cobertura de Nove, em Chicago, eles planejam os próximos passos. Os seis são poderosos, porém não são fortes o suficiente para enfrentar um exército inteiro, mesmo com o retorno de um antigo aliado. Para derrotar os mogadorianos, cada um deles precisará dominar seus Legados e aprender a trabalhar em equipe. O futuro incerto faz com que eles busquem a verdade sobre os Anciões e seu plano para os nove lorienos escolhidos. A Garde pode ter perdido batalhas, mas não perderá a guerra.
  O que eu achei: como prometido, hoje apresento a resenha de A Queda dos Cinco, quarto volume da série Os Legados de Lorien e último livro da série que li até agora. Ao terminar a leitura do terceiro volume, A Ascensão dos Nove, a primeira coisa que me veio a cabeça foi uma raiva imensa por sermos obrigados a esperar um ano pela versão brasileira de A Queda. Sorte a minha, já que na época em que li A Ascensão, o próximo livro já havia sido lançado. Portanto, li os dois praticamente um após o outro, o que fez de mim uma louca pela série. A capacidade de Pittacus Lore de desenvolver uma história é tão cativante que prende o leitor desde o primeiro livro até o último. Dessa forma, podem esperar uma resenha tão cheia de elogios quanto a de A Ascensão dos Nove, pois o quarto volume vem cheio de motivos para te fazer amar e odiar essa série.

  Atenção: essa resenha contém spoilers de A Ascensão dos Nove!

sábado, 29 de novembro de 2014

[RESENHA] Sonhei que Amava Você

  Título: Sonhei que Amava Você
  Autora: Tammy Luciano
  Editora: Valentina
  Páginas: 296
  Sinopse: Ele estava vivo nos meus sonhos. E que sonhos! Mas era pouco. Eu queria ele na minha vida. Uma história cativante e inesquecível, cheia de mistérios e perguntas a serem respondidas. Pode um grande amor existir somente enquanto sonhamos? Kira, aos 22 anos, está apaixonada, vivendo um momento único de amadurecimento pessoal e profissional. Quem é o sedutor garoto que transforma suas noites em poesia e êxtase? Mas, apesar do maravilhoso momento que está vivendo, a garota terá que enfrentar obstáculos e barreiras. Mas sabe que a vida reserva o melhor para o final. Um convite para dar asas à imaginação e aquecer o coração.



  O que eu achei: a leitura de Sonhei que Amava Você foi minha primeira vez para muitas coisas. Para começar, eu nunca tinha lido um livro da Tammy, embora já tenha Claro que Te Amo! na estante. A Editora Valentina também é nova no meu histórico de leituras. De qualquer forma, as infelizes das expectativas apareceram momentos antes de eu abrir esse universo. Quando terminei a leitura, tinha três grandes certezas: a Tammy é incrível e tem que passar 24 horas do dia escrevendo. Segundo: como faço para convencer essa carioca a escrever uma continuação? E por último: quais eram mesmo as minhas expectativas?

domingo, 23 de novembro de 2014

[RESENHA] A Ascensão dos Nove

  Título: A Ascensão dos Nove
  Autor: Pittacus Lore
  Editora: Intrínseca
  Páginas: 288
  Sinopse: Antes de encontrar John Smith, o Número Quatro, eu estava sozinha, lutando e me escondendo para continuar viva. Juntos, somos ainda mais poderosos. Mas isso só vai durar até precisarmos nos separar para localizar os outros. Fui até a Espanha em busca da Número Sete e encontrei mais do que esperava: um décimo membro da Garde, que conseguiu escapar vivo de Lorien. Ella é mais jovem que o restante de nós, mas igualmente corajosa. Agora estamos à procura dos outros — de John inclusive. E eles também. O Número Um foi capturado na Malásia. O Número Dois, na Inglaterra. E o Número Três, no Quênia. Fui capturada em Nova York, mas escapei. Eu sou a Número Seis. Eles querem terminar o que começaram. Mas antes, terão de lutar.
  O que eu achei: embora já tenha um tempinho da minha leitura do terceiro livro da série Os Legados de Lorien, ainda posso afirmar que A Ascensão dos Nove é um livro para se ler com uma máscara de oxigênio por perto. E, antes que as observações comecem, já quero avisar que essa resenha pode conter algum spoiler dos livros anteriores (Eu Sou o Número Quatro e O Poder dos Seis).


  O terceiro livro da saga apresenta a complicada situação dos membros da Garde. Desde que John (o Número Quatro) e Seis precisaram se separar, muita coisa aconteceu. De um lado, em West Virgínia, John conseguiu recuperar sua arca e encontrar mais um membro: o Número Nove. No entanto, o sacrifício da vez foi ter de deixar Sam na caverna, nas mãos de sabe Deus quem. E do outro lado, na Espanha, Seis chega bem a tempo de ajudar Marina (a Número Sete), Ella (a jovem garota de 11 anos, décimo membro da Garde), Crayton (Cêpan não oficial de Ella) e Héctor (amigo de Marina) a enfrentar milhares de mogadorianos e seus bichos amedrontadores. Felizmente, o grupo sai com a vitória, mas perde Héctor na batalha. Agora, num ato de completo instinto, Seis, Sete, Ella e Crayton seguem à Índia, pois há a suspeita da existência de outro membro da Garde por lá, no entanto, as surpresas que os aguardam podem ser fatais, além de que, nos Estados Unidos, Quatro e Nove podem estar mesmo precisando de ajuda.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

[RESENHA] Renascer de Um Outono

  Título: Renascer de Um Outono
  Autora: Samanta Holtz
  Editora: Novo Século
  Páginas: 328
  Sinopse: A vida dos dezoito anos está muito diferente do que Anna Hills havia sonhado. Sozinha em uma cidade estranha, reprovada no vestibular e demitida do emprego, ela enfrenta a difícil batalha para superar o desânimo e ir em busca de um lugar no mundo que possa chamar de seu. Determinada a deixar os fracassos para trás, Anna descobre nos classificados a vaga para baby sitter de uma garotinha que vive com o tio. No entanto, ela não imagina que aquele pequeno anúncio de jornal se tornará o passaporte para as maiores emoções da sua vida, colocando-a face a face com mudanças, escolhas e com John, o rapaz que amava em segredo desde a infância, em um encontro que os levará a desvendar o verdadeiro sentido do amor, da vida e da importância de fazer cada instante vivido valer a pena. Em uma tortuosa e apaixonante jornada, Anna descobrirá a força de uma grande amizade, a dificuldade de se conquistar o coração de uma criança e, acima de tudo, o poder transformador do amor, naquele que será o melhor e o pior outono de sua vida.
  O que eu achei: a mais nova obra da escritora paulista Samanta Holtz, Renascer de Um Outono, apresenta uma trama atraente e original, que leva o leitor em páginas e mais páginas de uma talentosa escrita até um final inesperado e nostálgico. Afinal, quem não tem incríveis e terríveis lembranças do outono?

       

domingo, 16 de novembro de 2014

[RESENHA] Cemitérios de Dragões

  Título: Cemitérios de Dragões
  Autor: Raphael Draccon
  Editora: Rocco      Selo: Fantástica Rocco
  Páginas: 350
  Sinopse: Um fenômeno desconhecido faz cinco pessoas, sem qualquer conexão e espalhadas pelo planeta Terra, acordarem em diferentes regiões de uma realidade devastada por um império de reptilianos e assolada pela escravidão. Os cinco iniciam uma jornada em busca de respostas para sobreviverem no centro de uma guerra envolvendo criaturas fantásticas e demônios dispostos a invocar perigosos seres abissais para servirem a seus propósitos. Porém uma entidade pretende conectar o destino dos cinco humanos e armá-los com uma tecnologia construída à base de metal vivo, magia e sangue de dragões. Uma tecnologia jamais vista naquela ou em qualquer outra dimensão, capaz de gerar heróis de metal. Batalhas empolgantes, romance e magia. Esse é o universo épico de Cemitérios de Dragões, inspirado em uma visão adulta e sombria das antigas séries Tokusatsu, como Jaspion, Changeman, Flashman, Ultraman e tantas outras, que marcaram a infância de toda uma geração.
  O que eu achei: posso começar dizendo que a primeira coisa que me passou na cabeça ao terminar a leitura de Cemitérios de Dragões foi que esse não é livro para menininhas. Não mesmo. Draccon nos presenteou com um livro repleto de adrenalina, emoção e expectativas, que enche o leitor de aventura até a garganta. Caso você que esteja lendo essa resenha ainda não conhece o livro, vou deixar o aviso que, caso pretenda fazer isso, prepare-se psicologicamente primeiro.

  Esse livro marcou a estreia do selo Fantástica Rocco ao lado de O Reino das Vozes que Não se Calam, de Carolina Munhóz e Sophia Abrahão. Draccon é autor da famosa série Dragões de Éter, publicada pela Editora Leya. Vale enfatizar que o cara já é reconhecido e respeitado dentro e fora do país, o que aumentou minha vontade para ler o livro (além do fato de que, na minha opinião, ele e a Carol formam um casal PERFEITO).

sábado, 15 de novembro de 2014

[COLUNA] Releituras de Contos de Fadas

  Voltei! Depois de um bom tempo sem postar colunas, aqui estou eu! Bem, eu andei pensando muito em temas para as colunas dos sábados. Vários temas bacanas surgiram, mas um, em especial, chamou minha atenção: as releituras. Já publiquei aqui resenhas de alguns livros que foram baseados em histórias que já ouvimos quando crianças. No entanto, se você tirar uns dez minutinhos para pesquisar sobre o assunto, verá que o mercado literário e cinematográfico está comprando cada vez mais essa ideia. Eu, por exemplo, amo ler releituras.

Releituras de Clássicos:
Viajando no Tempo


  Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida, João e Maria, Alice no País das Maravilhas e tantos outros... Esses personagens que marcaram a infância de gerações ganham seu espaço em releituras, ou seja, a história contada é baseada no clássico. A melhor parte, é que bookaholics e movieaholics super aprovam essa novidade. O cinema e as editoras apostam cada vez mais em viajar para o tempo dos clássicos.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

[RESENHA] A Máquina de Contar Histórias

  Título: A Máquina de Contar Histórias
  Autor: Maurício Gomyde
  Editora: Novo Conceito      Selo: Novas Páginas
  Páginas: 192
  Sinopse: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou "A Máquina de Contar Histórias", o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.


  O que eu achei: Pra quem está acompanhando o blog - valeu, galera! -, meu fanatismo pelo Maurício está mais do que claro. Hoje encerra-se o #MêsGomyde, já que essa é a resenha do último livro dele publicado. Esqueçam tudo o que eu disse nas resenhas dos livros anteriores, porque o que eu senti com A Máquina me marcou para o resto da vida. E, desta vez, sei explicar exatamente por quê. Gomyde criou um universo duro e real dentro de seu livro; os fatos presentes em cada cena açoitavam pelo peso da realidade. O que esse escritor fez nessa história dificilmente se repetirá, pois a impressão que tive foi que Maurício esvaziou seu coração ao escrever essa história. De repente, aquela família era a dele - mas graças à Deus não é -, os sentimentos eram dele e Maurício era na verdade Vinícius.

domingo, 9 de novembro de 2014

[RESENHA] Princesa Adormecida

  Título Princesa Adormecida
  Autora: Paula Pimenta
  Editora: Galera Record
  Páginas: 189
 Sinopse: Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança; Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar num dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e , especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...
  O que eu achei: quando me interessei por esse livro, ele já estava sendo super comentado na blogosfera literária, principalmente positivamente. Sendo eu uma amante de releituras de contos de fada e louca para saber mais sobre a autora, sempre bem falada no meio literário, Princesa Adormecida entrou como item indispensável na minha lista para a Bienal. Vou admitir que esperava mais do livro, mas as resenhas (diversas delas) que eu li antes de comprá-lo, já haviam me alertado que a história se encaixa mais para pré-adolescentes, embora possa garantir algumas horas leves e divertidas para pessoas de todas as idades.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

[RESENHA] Dias Melhores Pra Sempre

  Título: Dias Melhores Pra Sempre
  Autor: Maurício Gomyde
  Editora: Porto 71
  Páginas: 234
 Sinopse: Bruno dizia que um dos grandes desafios da vida é conseguir provar que as teorias estão erradas. Quando seu amor deixa de reconhecê-lo, ele precisa se transformar como nunca para tentar reconquistá-lo. Conseguirá ele contradizer o destino e provar que é possível colocar por terra tudo o que afirmavam? Superação e retribuição em mais este incrível romance de Maurício Gomyde, onde tudo o que já se imaginou sobre o amor será levado ao limite da mais doce loucura.

  O que eu achei: esse, na minha opinião, foi o livro mais diferente escrito por Maurício. Eu sei e ao mesmo tempo não sei por que, mas vou tentar explicar meu ponto de vista da forma mais compreensível possível. Dias Melhores Pra Sempre apresenta uma história tocante e de aquecer o coração, além de nos fazer refletir sobre quem realmente somos, sobre até onde conseguimos ir para ficar com quem a gente gosta. É um livro que alcança nosso coração, escrito por um Maurício diferente.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

[RESENHA] O Rosto que Precede o Sonho

  Título: O Rosto que Precede o Sonho
  Autor: Maurício Gomyde
  Editora: Porto 71
  Páginas: 176
 Sinopse: Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em os sinais voltariam... Tomas Ventura levava quase uma vida perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos  bons, amigos, um emprego dos sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de uma grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer "não". Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...
  O que eu achei: haviam me falado muito bem de O Rosto que Precede o Sonho, o que me fez criar um monte de expectativas. Elas me assustam, pois várias vezes resolveram aparecer e me frustraram. Mas nesse caso foi diferente. As expectativas me levaram de encontro a um livro lindo, que consegue mexer com os sentimentos mais profundos do leitor. Me senti mexida com a leitura porque vários aspectos do livro de repente coincidiam com a minha vida, como se Maurício tivesse escrito o livro pensando em mim. Sei que muita gente já teve essa sensação ao ler algum livro especial, mas o que eu senti com O Rosto que Precede o Sonho foi muito intenso. Aquela magia que tanto tinham me falado realmente deu as caras no livro, o que me deixou finalmente muito realizada.