sexta-feira, 12 de setembro de 2014

[RESENHA] Um Herói Para Ela

  Título: Um Herói Para Ela
  Autor: Lu Piras
  Editora: Novo Conceito  Selo: Novas Páginas
  Páginas: 334
 Sinopse: Bianca sempre quis ser roteirista de cinema. Para realizar seu sonho, ela sai do Brasil para estudar na famosa New York Film Academy. em meio a tantas emoções da nova vida na Big Apple, um rapaz misterioso acaba salvando a vida de Bianca em duas situações diferentes. Tudo o que ela sabe é que seu herói tem no braço uma misteriosa tatuagem. sem pistas sobre o seu protetor, ela é convidada para um show da banda The Masquerades, cujos componentes escondem os rostos atrás de máscaras. Uma rosa branca cai sobre o seu coo, arremessada pelo vocalista. Decidida a desvendar  identidade do mascarado, Bianca invade o camarim da banda. A surpresa que a aguarda por trás daquela porta poderá mudar seu destino. Uma história cheia de humor e romance, que fala da importância de acreditar nos nossos sonhos e de persegui-los.
  O que eu achei: O livro Um Herói Para Ela é na minha opinião um romance para todo tipo de gente. A autora conseguiu desenvolver uma trama inteligente, onde todos os fios se encontram e nenhum furo dá sinal de vida. Os personagens agem como descritos e se mostram em sincronia com tudo: o ambiente, o enredo, a protagonista e com eles mesmos. A história é rigorosamente dividida em um início, um meio e um fim de tirar o fôlego. Apesar da rigorosa construção do livro, Piras conseguiu, ainda, como uma cereja no bolo, guiar seus leitores com uma escrita perfeita e aconchegante, dando a impressão de que ela está pertinho da gente, bem ao nosso lado, narrando toda a história com suas próprias palavras. Ou seja, o livro é completo e atende toda as exigências propostas pelos leitores.

 
  Bianca não está feliz. Trabalha que nem louca em um lugar onde não é respeitada pelo próprio chefe numa profissão que não lhe agrada. Cá entre nós, advocacia e roteirismo não possuem muitas coisas em comum. Bianca sabe disso, mas não acredita em seu potencial. Somando isso com os desastrosos relacionamentos amorosos que enfrenta, nossa protagonista logo não se sente feliz. E seus pais notam isso.
 
  "No momento em que aquela gota cristalina deslizou lentamente pelo copo, Helena se deu conta de que o problema não estava nos rapazes com quem Bianca namorava, mas na própria Bianca, nas escolhas que fazia. Podiam ser bons rapazes, mas não eram os rapazes certos para ela, tampouco era ela a escolha certa para eles. Se o destino fosse límpido como a água, as coisas seriam mais fáceis. Mas a realidade era turva. Principalmente porque era assim que Bianca se enxergava." (p. 23-24)
  
  Pensando nisso, Dona Helena e Ronaldo resolvem invadir o quarto da filha à procura de um roteiro para enviarem à NYFA (New York Film Academy), que está abrindo um programa de bolsas para um curso de roteiro. Com um pai um tanto ausente, Ronaldo encontra o roteiro perfeito para enviar para lá (não vou revelar que roteiro; seria spoiler.) Adivinhem? Sim, Bianca passa em um dos primeiros lugares e aceita! Logo, morar em Nova York, a cidade que nunca dorme, torna-se o próximo desafio de uma jovem indecisa e que não acredita em si mesma. Nossa protagonista só não esperava que sua estadia no exterior fizesse um mundo cair sobre a sua cabeça: em dois meses ela consegue se envolver em um triângulo amoroso perigosíssimo envolvendo um misterioso garçom de descendência italiana, Salvatore, que logo no início deixa ela doidinha.
 
  "- Posso trazer uma porção de mel para acompanhar? - Ele completou, com o sorriso de canto mais charmoso que ela já tinha visto: - É por conta da casa.
   Mesmo que não fosse de graça, Bianca nunca resistiria ao vocábulo 'mel' pronunciado com aquele sotaque. Era capaz de aceitar qualquer coisa que o garçom quisesse oferecer." (p. 84)
  
  O outro cara é Paul, um colega de classe na NYFA. Ele logo cedo mostra sentimentos por Bianca e promete esperá-la, mas quem já leu o livro sabe que não é bem assim...
 
  Lu também é autora de Equinócio - A Primavera, Polaris - O Norte e Última Nota, que aliás, leitores de plantão, terá continuação! Conheci essa escritora linda, talentosa, maravilhosa, meiguinha e super fofa na Bienal desse ano (detalhes do nosso emocionante encontro na matéria sobre a Bienal, aqui mesmo, no blog) e foi ali que xonei completamente. Então veio Um Herói Para Ela e deixou tudo mais perfeito! Esse livro é fantástico, gente, e não duvido que se for lançado no exterior entrará na lista dos mais vendidos. O livro me surpreendeu tanto, que pensei e sonhei com os personagens e a história por dias depois de finalizada a leitura.
 
  Os personagens foram super bem construídos e logo no início é possível definir a personalidade de cada um. Gostei disso porque, em conjunto com a escrita deliciosa, o leitor consegue imaginar a posição, expressão facial e o jeito com que o personagem falou certa fala em determinada situação. Isso contribuiu para que o livro parecesse um relato da autora feito pessoalmente, isso é, a leitura é tão fluída e gostosa que um bom leitor só consegue parar ao chegar ao último ponto da última página. Os personagens secundários também foram minuciosamente descritos e são de suma importância à história, o que me chamou a atenção. Estamos em um tempo onde alguns escritores constroem personagens sem finalidade alguma e a leitura se perde. Mas isso não aconteceu com Um Herói Para Ela, felizmente.
 
  Sobre a capa e a diagramação, posso dizer que me agradou muito! A capa é muito perfeita, gente, maravilhosa e tem tudo a ver com a história, assim como o título. A diagramação também ficou muito boa, tanto que eu só achei um ou dos erros, na verdade a ausência de pontuação. Nada que incomode a leitura. O tamanho da letra ficou super confortável. Amei uma imagem diferente para cada início de capítulo. No início de cada um tem uma imagem relacionada ao cinema, gente, super cute! Enfim, acho que expus argumentos suficientes para que você conheça esse fenômeno nacional que é Lu Piras. Give it up, guys! She really deserves it!
 
  O que mais eu posso dizer? Leiam, leiam, leiam e leiam! Se já leu, diga o que achou. Se não, pelo amor de Deus, está esperando o quê?

Avaliação:
5 estrelas (balofas)

Um comentário:

  1. Linda Vick, é claro que a sua resenha se tornaria uma das mais queridas para mim. Eu sabia que você havia gostado do livro, pois me confidenciou isso no facebook, mas ler as suas palavras agora me deixou emocionada. Consigo me lembrar do nosso encontro como se houvesse acontecido ontem! E sei que esse carinho entre nós não existe por causa de Um Herói Para Ela, pois nossa história começou antes de você ler e conhecer o mundo de Bianca e Salvatore. Nós não somos apenas fãs de livros. Somos fãs de romances. Fãs de viver a vida intensamente. Fãs uma da outra. <3

    ResponderExcluir