quarta-feira, 9 de julho de 2014

[RESENHA] O Presente

  Título: O Presente 
  Autora: Cecelia Ahern 
  Editora: Novo Conceito
  Páginas: 317
  Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.
  O que eu achei: Eu não sei dizer o que eu achei porque esse livro é simplesmente sem palavras. Você não consegue parar de ler e também não enxerga um motivo para fazê-lo. O Presente é uma daquelas obras que faz você refletir sobre exatamente tudo a sua volta, como as coisas seriam se você tivesse feito uma coisa ou não tivesse feito outra, como você mudar sua relação com as pessoas e como pode criar relações com outras. O livro é um baita de um influenciador, acho que esse é o termo. Cecelia Ahern envoluiu tanto desde seu primeiro livro, P.S. Eu te Amo, que eu cheguei a imaginar que talvez outra pessoa tivesse escrito o livro.

  Lou é um cara terrível, por assim dizer. Ele não consegue equilibrar o tempo para compartilhar com a família e até consigo mesmo. Chega até mesmo a trair a esposa na cara de pau com a empregada, pode isso? Mas tudo isso pode estar prestes a mudar quando ele conhece o mendigo Gabriel (Gabe para os íntimos haha), que é estranhamente fascinado por sapatos. Eles acabam se dando bem, e Lou consegue um emprego para Gabe, na grande empresa onde trabalha. Tudo parece perfeito, até Lou começar a perceber que Gabriel pode não ser o cara tão bacana que aparentou ser. Ele sabe de coisas que não deveria, parece estar sempre em dois lugares e chega a assustar o nosso protagonista - e a mim também.
  Durante o livro, a gente vai percebendo que nem tudo é o que parece e a cada nova descoberta, maior é o espanto do leitor. Ahern sabe criar um espaço onde tudo é aceitável a talvez até adorável. A escrita dela é fluída e sabe como prender o leitor ao enredo. Os personagens são bem construídos e nem mesmo os secundários pareciam ser secundários de verdade, porque você sente que os conhece, que são pessoas que realmente existem, é tudo muito louco. E o final, ah gente, o final! A autora não deixou de considerar os sentimentos do leitor e conclui o livro de um jeito que eu nunca imaginaria! Quando terminei, acreditei que é possível tudo no livro ser real, porque o que Cecelia passa é a realidade com uma pitada de suspense, mistério e fantasia. Leia. Pare tudo que está fazendo, ignore sua pilha gigante e sua lista mais gigante ainda mais não deixe de ler O Presente. Sério. É um livro de partir o coração e de dar um tapa na nossa cara. De verdade, sem brincadeira. Leia esse livro. Você PRECISA lê-lo.
  Ufa.

Avaliação:
5 estrelas!!!

Um comentário:

  1. Nossa sua resenha deu até vontade de ler, eu tenho esse livro na estante faz muitooo tempo e nunca li. Mas agora vou le lo.
    http://quererdelivros.blogspot.com.br/
    Beijo

    ResponderExcluir