quarta-feira, 9 de julho de 2014

[RESENHA] Eu Sou o Número Quatro

  Título: Eu Sou o Número Quatro
  Autor: Pittacus Lore
  Editora: Intrínseca
  Páginas: 350
  Sinopse: Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Conseguimos fazer coisas que vocês apenas sonham fazer. Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos — porém, somos reais. Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e nos tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo. Vivemos nas sombras, em lugares onde nunca seremos procurados, tentando não ser notados. Vivemos entre vocês sem que vocês saibam. Mas eles sabem. O Número Um foi capturado na Malásia. O Número Dois, na Inglaterra. E o Número Três, no Quênia. Todos foram mortos. Eu sou o Número Quatro. Eu sou o próximo.
  O que eu achei: Chato. Eu só fui conhecer a série por causa do filme, que sinceramente, embora não tenha um monte de cenas que tem no filme, é muito melhor. Aí eu vi que tinha continuação e peguei emprestado O Poder dos Seis do meu irmão, que é bem mais interessante e fluído que o primeiro livro. Como eu sou bem chata com séries, bati o pé e fiz questão de comprar o primeiro livro e lê-lo também. Começa chato, daí melhora, depois as cenas ficam muito previsíveis e depois fica chato de novo. As vinte últimas páginas, as que deveriam ser a de maior ação do livro, demorei quase dois dias para ler, porque eu ficava com sono sempre que lia algumas páginas.

  Número Quatro é um dos nove gardes que vieram de Lorien, o planeta habitado mais próximo da Terra. Cada um deles veio para nosso planeta quando tinham em média dois anos de idade e cada um recebeu um Cêpan, um adulto responsável por protegê-los. A proteção é necessária por causa dos mogadorianos, um povo do planeta Mogadore e que destruiu Lorien no passado. Agora com o nome de John Smith, o Número Quatro está fugindo sempre a cada seis meses para um lugar novo com seu Cêpan, Henry, até porque, o Número Três acaba de ser morto pelos mogadorianos. Toda vez que um garde morre, uma cicatriz nasce no tornozelo dos que restaram, o que alarma John, afinal, ele é o próximo. Ele e Henry se mudam para Paradise, uma cidadezinha pequena no interior de Ohio. Lá é o cenário desse livro.
  Tá legal, talvez eu tenha exagerado. O livro não é ruim. A história é bacana, a ideia bem original, mas o que pegou foi a escrita. Ela não me prendeu ao livro nem me fez querer devorar a história e isso me decepcionou. Os personagens, pelo menos são bem construídos. John, o protagonista e narrador do livro é um cara decidido e de personagem forte, alguém difícil de dobrar. Henry possui um instinto muito paternal em relação a John e isso é bem notável durante o livro todo. Os outros personagens, Sara (a namorada que John conhece em Paradise e se apaixona loucamente por ela), Mark James (o valentão, capitão da equipe de futebol americano da escola, que quer atrapalhar o romance de John e Sara), Sam (o nerd solitário que é sempre incomodado por Mark que fica amigo de John) e Seis (outra garde valentona e gata que está atrás de John a fim de juntar forças e que tem poder de ficar invisível e controlar o clima) também são bem construídos e fundamentais para a história toda.
  Enquanto enfrenta a chegada de seus legados - os poderes que afinal tornam os gardes especiais - e a aproximação dos mogadorianos, John se apaixona, cresce, amadurece e descobre o mundo que sempre estava escondido dele. Até a bomba cair e ele perder uma das pessoas mais importantes de sua vida.
  Se eu falar mais alguma coisa já vai ser spoiler haha então vou para por aqui. Se você ficou em dúvida do que fazer - ler ou não ler, eis a questão -, não tenha medo e mergulhe de cabeça na história, porque no fim das contas, os outros livros valem muito a pena e você vai ficar perdidinho se trocar esse livro pelo filme e depois continuar com os outros livros porque, como eu disse, o flme corta várias cenas importantes da história.

 Avaliação:
4 estrelas!

Um comentário:

  1. Olá Vick,
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro e, mesmo sua resenha não sendo muito satisfatória, não vou desistir de ler :o
    Espero que os outros livros sejam melhores que este e também espero lê-los em breve.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir