sexta-feira, 31 de outubro de 2014

[RESENHA] Ainda Não Te Disse Nada

  Título: Ainda Não Te Disse Nada
  Autor: Maurício Gomyde
  Editora: Porto 71
  Páginas: 244
 Sinopse: A jovem e romântica Marina Albertini resolveu pagar para ver o final de uma história que muitos não levariam adiante. Uma história que desafiou a lógica, que todos chamaram de "loucura", mas que terminou com a união de duas almas que jamais se encontrariam, se tantos acontecimentos não se alinhassem perfeitamente, no tempo e na ordem corretos. Pois ela sabia que apenas uma coisa era capaz de promover tal alinhamento: o destino. E da força do destino, ela jamais duvidou.
  O que eu achei: Ainda Não Te Disse Nada é um dos livros que mais me marcaram. Me envolveu de uma forma deliciosa, me presenteando com momentos maravilhosos. Eu gostaria de ler outros livros assim mais vezes, mas acho que ninguém nunca escreverá algo parecido. As páginas voaram em questão de horas, porque a senhorita Marina Albertini me conquistou em um livro mágico e romântico. Caso você esteja atrás de um livro bom, senta aí que eu vou te enumerar os motivos para que Ainda seja o perfeito.





  Primeiro: ótima estrutura. Em todos os quesitos, esse livro se destaca de muitos outros. Não foi aquele livro que começa fraco e cresce ao longo da história. Ele já começa com tudo. Gomyde sabe criar suspense com certos fatos sem tornar a leitura confusa ou cansativa. Soube equilibrar as duas coisas, atiçando a curiosidade do leitor e ao mesmo tempo sustentando o que ele já sabe. É como se Gomyde já soubesse de todas as cenas e de todos os detalhes do livro logo ao começar a escrevê-lo, ainda assim mostrando com reviravoltas de tirar o fôlego que nem tudo é o que aparenta ser. 

  Segundo: personagens atraentes. Todos eles, mesmo os secundários, têm seu charme. Logo ao conhecê-los o leitor percebe que a história inteira não seria a mesma sem aquele cara ou sem aquele moça. Isso foi importante na leitura porque descentralizou o foco. Sempre tinha alguma coisa acontecendo com cada personagem, sempre expectativas sendo criadas e mais tarde sendo mais que atendidas. A descrição deles foi explicitada de diversos ângulos sempre que se abria uma brecha para tal. Além disso, as particularidades de cada um quase os transformaram em pessoas reais. Foi tudo muito profundo. Marina, Francesca, Thaís, Luca, os amigos e família fizeram dessa uma história de ouro!

  Terceiro: caso você já tenha lido a sinopse, já tem uma ideia de que o livro trata-se de cartas. Eu, honestamente, não sou muito fã de histórias que as envolvam, mas acho que o Ainda foi a separação definitiva do antes e depois. As cartas escritas por Marina assim como as escritas por Heitor têm um sensibilidade tocante, sendo sempre verdadeiras e suficientes para se expressar a magia do livro. Ler as correspondências e sentir na pele os sentimentos que os personagens sentiram deixou meus olhos úmidos. Além de que, na narrativa em terceira pessoa, Gomyde enfatiza esse charme e paixão na escrita de cartas.

  Quarto: ótima escrita. O estilo de Gomyde guia o leitor fluidamente, pois não houve nenhum momento em que eu quis parar porque o andamento estava lento. Havia sempre alguma coisa que me atraía ao próximo capítulo. Gomyde é criativo com as palavras e com a forma que escreve as cenas, desde as comuns até as mais complexas. Além disso, a revisão e ortografia estavam perfeitas - esperamos nada menos de um escritor do nível do Maurício.

  Quinto: se você acha que os quatro anteriores não foram suficientes, serei o mais sincera possível. O Maurício, tem uma capacidade inata de contar histórias. Sabe exatamente o que fazer para entreter seu leitor e desejar logo outro livro seu. Não vou compará-lo com algum outro autor de sucesso - pois ele é conhecido como o Nicholas Sparks brasileiro - porque é impossível: não há um escritor como Maurício, ninguém que consiga copiar sua essência ou dizer que é cópia de alguém. Esse escritor conquistou meu orgulho e meu respeito, fazendo todos os meus sentimentos mais puros aflorarem com cada livro, escritos com maestria e por um escritor que ainda tem muito céu pela frente.

  Leu? O que achou? Não leu? Tá esperando o que mesmo?

Avaliação:
5 estrelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário